
Prevista originalmente para 10 de maio, o dia D de vacinação contra gripe (influenza) ocorre neste sábado (24) em Porto Alegre, das 9h às 18h. Todas as unidades de saúde da capital gaúcha estão abertas.
Ainda, visando facilitar a imunização, haverá passe livre nos ônibus da cidade. A medida consta em decreto publicado na edição da última terça-feira (20), do Diário Oficial de Porto Alegre.
A vacina poderá ser aplicada em todas as pessoas com mais de seis meses de idade. O imuniante oferecido pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, que garante proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
A campanha de vacinação teve início em 7 de abril. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários — crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
Conforme dados divulgados pela prefeitura de Porto Alegre, foram aplicadas 313.762 doses até a última terça-feira (20). Do total, 144.502 foram para os grupos prioritários — 36,58% da meta atingida.
Em nota divulgada no site da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a "importância da imunização dos grupos prioritários", pois "o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação".
O Dia D, que seria realizado em 10 de maio, foi transferido para este sábado por conta das previsões de temporais para aquela data.