As plantas têm ganhado cada vez mais admiradores por tornarem os espaços acolhedores, purificarem o ar do ambiente e darem um charme à decoração. No entanto, algumas folhagens cultivadas em casa ou em parques merecem atenção redobrada pois podem causar alergias ou intoxicações.
Quem nunca ouviu falar que é preciso desejar bom dia, boa tarde ou boa noite para a dona aroeira? A crença de cumprimentar a árvore surgiu por causa do que a planta pode causar só de passar perto dela. De acordo com a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cristiane Jurinitz, a aroeira-brava é uma árvore da família da manga e do caju e possui uma espécie de óleo volátil, ou seja, que voa com facilidade. Essa substância é a responsável por causar alergia em algumas pessoas trazendo vermelhidão, bolhas e coceira na pele apenas por passar embaixo da árvore.
— A aroeira é um caso extremo, que tu não toca nela e ela pode causar alergia em alguns indivíduos — completa a professora.
No caso da aroeira-brava, por ser uma árvore de grande porte, as pessoas ficam mais expostas ao contato com ela em espaços abertos, como parques e praças. Mas existem algumas plantasque são cultivadas em casa e que podem gerar problemas também.
Plantas que podem causar alergia ou intoxicação:
Comigo-ninguém-pode
Muitas plantas da mesma família da comigo-ninguém-pode (Araceae) têm um composto tóxico que, se ingerido, pode vir a causar danos. Fazem parte desse grupo a costela-de-adão, o copo-de-leite, jibóia, antúrio, lírio-da-paz e zamioculcas. De acordo com Cristiane, essas espécies possuem pequenos cristais em forma de agulha na sua célula. Quando uma criança ou animal — que são os mais prováveis de passarem por um acidente — mastiga essas células, acaba desmanchando essa pilha de agulhas e desencadeando o processo alérgico. O contato com os olhos também pode provocar irritação e lesão da córnea.
Suculentas
Algumas suculentas, como o cacto, podem ter micro espinhos que podem provocar uma reação alérgica ao manusear a planta.
Coroa-de-cristo
Plantas como a coroa-de-cristo, que possuem uma substância leitosa, chamada de látex, podem causar irritação na pele. Além disso, o látex pode causar manchas na pele por ser um elemento fotossensível. Cristiane recomenda que, caso o líquido entre em contato com a pele, uma lavagem com água seja feita rapidamente para evitar queimaduras. O contato com os olhos também provoca irritação, lacrimejamento, edema nas pálpebras e dificuldade de visão.
Urtiga
A urtiga tem uma espécie de pelinho nas folhas. Estes elementos liberam compostos que, em contato com a pele, causam coceira. Além da vontade de coçar, é possível sentir uma queimação na área que entrou em contato com a planta. A pele pode apresentar vermelhidão e bolhas.
Dicas na hora de comprar:
Além de procurar se informar sobre o que vamos cultivar em casa, na hora de escolher a sua plantinha, fique de olho se ela possui espinhos, pois eles podem causar irritação. Para identificar se a planta possui látex, quebre a ponta de uma folha e observe se um líquido branco sair. Outra dica para evitar acidentes e o surgimento de alergias é sempre manusear as plantas utilizando luvas.
— A gente precisa tomar cuidado. Claro que não é a mesma coisa, mas por exemplo, quando tu vai ter um animalzinho de estimação, tu vai tentar conhecer bastante sobre ele. Com planta a gente tem que ter o hábito de se informar também — reforça a professora.
Seguindo as dicas, com boas informações e tendo cuidado, é possível aproveitar o melhor que as plantas têm para nos oferecer e ficar longe de acidentes que causem irritação ou intoxicação.