A corrida pela imunização da população gaúcha contra o coronavírus alcançou um novo patamar em Porto Alegre, nesta segunda-feira (9). Conforme anúncio feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade ultrapassou a marca de 50% da população adulta com esquema vacinal completo contra a covid-19. Estar com o esquema vacinal completo significa já ter recebido as duas aplicações de imunizantes que pressupõem dose de reforço ou ter sido vacinado com produto de dose única, como é o caso da Janssen.
Há 554.744 indivíduos que já receberam a segunda aplicação ou imunizante de dose única na Capital, número que representa 50,3% da população maior de 18 anos. De acordo com o IBGE, a população estimada de Porto Alegre é de 1.488.252 pessoas, de forma que já está vacinada 37,27% da população total. Porto Alegre aparece como líder no ranking das capitais que completaram o esquema vacinal, sendo seguida por Campo Grande (35,8% da população) e Vitória (34,5% da população).
O avanço da variante Delta no Brasil e no RS, cepa que sugere ser mais transmissível do que as demais, pode dificultar a imunidade coletiva por meio da vacinação, que, segundo estimativas, seria obtida a partir de 70% dos habitantes com a imunização completa. No novo cenário, para cortar a cadeia de contaminação do vírus, segundo o epidemiologista do Hospital de Clínicas Ricardo Kuchenbecker, serão necessários percentuais maiores de pessoas com esquema vacinal completo: 100% dos adultos e dos grupos prioritários e mais do que 70% a 75% da população em geral.
Em Porto Alegre, a imunização com a primeira dose já alcançou o percentual de 79,6% da população vacinável, equivalente a 879.105 pessoas. A expectativa do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, é de vacinar toda a população adulta com a primeira dose até o final de agosto. Nesta segunda-feira está sendo vacinado quem tem 26 anos ou mais. Na terça (10), a campanha passa a abranger quem tem 25 anos e, na quarta-feira, pessoas com 24 anos.