As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais de Porto Alegre possuíam até as 15h21min desta quinta-feira (26) 47 pacientes internados com suspeita ou confirmação de coronavírus. Representa 20,5% dos 229 casos (129 suspeitos e 100 confirmados) informados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até esse mesmo horário.
As internações em leitos clínicos não constam no levantamento obtido por GaúchaZH por meio da análise de tabelas da pasta. Há ainda os casos de pacientes que, por não terem sintomas graves, ficam em isolamento em casa. Ou seja, estão contabilizados somente pacientes graves, que precisam de atenção especial.
São 36 internações em UTIs por suspeita da covid-19 e 11 por estarem com a doença. Em leitos de pediatria, são três crianças sendo tratadas com suspeita de coronavírus. Se levado em conta o número total de leitos de UTI que Porto Alegre possui atualmente (575), a ocupação por covid-19 é de 8,17% (47).
No que se refere à ocupação total das UTIs, incluindo os demais casos, são 415 vagas preenchidas — o que representa 72,17%. Mas há casos, por exemplo, como o Complexo Hospitalar Santa Casa, em que a ocupação é de 94,59%. Os hospitais Moinhos de Vento (11), Clínicas (9) e Conceição (8) são as instituições com maior número de casos. Segundo a SMS, o plano de enfrentamento ao coronavírus prevê ampliação dos leitos de UTI.
Até o fechamento desta reportagem, Porto Alegre registrava 129 casos suspeitos, 100 confirmados, 308 casos descartados, oito pacientes curados e uma morte.