Decisão da Justiça Federal prevê que farmácias estabelecidas em Quaraí passem a aceitar receitas prescritas por médicos uruguaios, que mantêm vínculo com o município ou com o Hospital de Caridade. A liminar foi concedida pelo juiz substituto Evandro Ubiratan Paiva da Silveira, da Vara Federal de Santana do Livramento, que fixou ainda multa de R$ 100 por receita recusada.
Até então, as receitas prescritas por médicos uruguaios eram aceitas somente nas farmácias do hospital e secretaria da saúde. O secretário municipal do Trabalho e Relações Institucionais, Marco Vieira, avalia que a decisão abre jurisprudência para todo país e considera que a medida irá beneficiar principalmente a população carente. "Essa liminar vale para toda nossa fronteira e é um avanço para o Brasil. A medida beneficia as pessoas que mais precisam, pois quem tem um pouco mais de recurso, procura médico particular, médico brasileiro", considera.
A ação foi ajuizada pela prefeitura contra as farmácias da cidade, sob alegação de que os estabelecimentos estariam se recusando a aceitar as prescrições emitidas por profissionais estrangeiros. Vinte e nove médicos atuam no município e mais da metade são uruguaios. Ainda Cabe recurso da decisão.
Gaúcha
Farmácias de Quaraí, na Fronteira Oeste, deverão aceitar receitas prescritas por médicos uruguaios
Medida foi determinada pela Justiça Federal que fixou ainda multa de R$ 100 por receita recusada
Claiton Fortunato
Enviar email