O ministro da Saúde disse hoje que o acréscimo de dois anos nos cursos de medicina não vai apenas reforçar o atendimento de saúde no país, mas melhorar a qualidade da formação dos médicos. No programa Bom Dia, Ministro, Alexandre Padilha destacou que a medida teve resultado positivo em outros países e que não diminuiu o interesse pelos cursos de medicina. O ministro da saúde afirmou que os estudantes que ingressarem nesses cursos a partir de 2015 vão ter mais experiência como profissionais generalistas.
- Hoje o estudante no final do curso presta prova residência e começa na especialização antes de ter experiência mais prolongada como médico integral, generalista, não vendo as pessoas pelos pedaços, pelos pedaços do órgão ou pelo braço, mas de forma integral.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou que os dois anos adicionais serão de treinamento remunerado na atenção básica e na urgência e emergência. De acordo com o ministro, o trabalho será supervisionado junto às Universidades em que os alunos estudarem.
"Se os médicos estiverem no interior, 80% dos problemas de saúde estarão resolvidos", aponta ministro
O ministro comentou o programa Mais Médicos lançado pelo governo federal na segunda-feira (8) para ampliar a presença de médicos nas regiões carentes e nos municípios do interior.
Segundo Alexandre Padilha, o programa prevê investimentos para atenção básica e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Conforme o ministro, os investimentos já contratados para programa somam mais de R$ 7 bilhões para infraestrutura e equipamentos dos postos de saúde.
De acordo com Padilha, o governo lançou dois editais: um para os municípios que têm Unidades Básicas de Saúde (UBS) mas não conseguem atrair médicos; outro para os médicos brasileiros.
- Não queremos que os profissionais de fora disputem com o médico brasileiro.
O ministro destacou que as prefeituras devem se inscrever até o dia 22 de julho, e os médicos, até 25 de julho.
Gaúcha
Ministro da Saúde diz que dois anos adicionais nos cursos de medicina vão melhorar formação de médicos
Alexandre Padilha foi o entrevistado do programa Bom Dia, Ministro
Marcela Panke
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project