Pandemia

Emergência pediátrica de Porto Alegre registra surto de covid-19 entre médicos

Profissionais do Hospital da Criança Conceição estão em isolamento. De acordo com a instituição, risco de contágio a pacientes é mínimo

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) notificou nesta quarta-feira (20) a Vigilância Estadual em Saúde sobre um surto de covid-19 entre profissionais da Emergência Pediátrica do Hospital da Criança Conceição, em Porto Alegre.

De acordo com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do GHC, 10 profissionais foram afastados das funções por testarem positivo ou apresentarem sintomas de covid-19. O primeiro caso foi detectado em 16 de janeiro. No dia 18, mais seis pessoas positivaram. No total, oito médicos da unidade estão com coronavírus. 

De acordo com a responsável técnica pelo núcleo, Ivana Varella, foi solicitado que todos os profissionais do grupo que tiveram contato com os positivados realizassem o exame. Com isso, mais dois testaram positivo.

Os profissionais foram afastados das atividades para cumprirem quarentena. Segundo Ivana Varella, o risco de contágio a pacientes é mínimo.

— É muito difícil ter repassado aos pacientes, pois eles usam todos os Equipamentos de Proteção Individual, que são muito confiáveis — destacou.

A Emergência Pediátrica conta com 38 médicos.

Mais GZH