
A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga procura alternativas para ampliar a arrecadação e dar sequência ao serviço prestado há 42 anos. Trata-se do Bazar Amigos da Casa — uma das principais fontes de receita —, que será levado para diversos bairros de Porto Alegre por meio de um furgão móvel adaptado para a função.
Na quarta-feira (8), a iniciativa foi apresentada durante a comemoração dos três anos do Bazar Amigos da Casa, evento que reuniu voluntários, parceiros, apoiadores, entre outros. Tudo o que é comercializado no bazar é revertido para a instituição localizada no bairro Partenon. E uma curiosidade: o bazar oferece apenas peças novas, não vende produtos usados.
O furgão, que já pertencia à Casa, conta com prateleiras, cabides, caixa e provador. Essa adaptação permitirá a realização de ações itinerantes em feiras, empresas, praças e eventos. A instituição divulgará periodicamente os locais e as datas dos deslocamentos.
A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga mantém campanha permanente de arrecadação de roupas, calçados, acessórios e objetos novos. Empresas, varejistas e a comunidade podem auxiliar com doações (veja, mais abaixo, como ajudar).
Importante trabalho de acolhimento

Atualmente, a instituição filantrópica acolhe 59 pacientes com lesões motoras e neurológicas de média e alta complexidade. Essas condições impossibilitam o retorno dos pacientes às famílias. A maior parte dos atendidos não possuem vínculos familiares ou têm contatos frágeis. Todos chegam via demanda judicial após terem passado por abandono ou maus-tratos.
Além disso, 130 colaboradores, distribuídos em uma equipe multidisciplinar, asseguram o funcionamento do local. A Casa se mantém por meio de doações, projetos inscritos em leis de incentivo fiscal, parcerias com o poder público e compra de vagas pelos municípios e pelo Estado.
Como ajudar a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
- No site da instituição, é possível obter informações sobre como ser um amigo da Casa, como doar parte do Imposto de Renda e como fazer uma doação recorrente
- Doações de valores podem ser realizadas por meio da chave Pix 89.621.767/0001-41 (CNPJ)
- Também é possível ajudar adquirindo produtos do bazar de roupas da Casa. O espaço fica aberto nas quartas-feiras, das 9h às 17h, e no primeiro sábado de cada mês, das 10h às 15h
- Endereço: Rua Nelson Zang, 420, bairro Partenon, em Porto Alegre
- Fones: (51) 3352-9589 ou (51) 99572-8124

