
A fiação dos dois sentidos do Túnel da Conceição, em Porto Alegre, começou a ser substituída após um furto deixar o espaço completamente às escuras nesta quarta-feira (18).
Uma equipe da IPSul, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da Capital, atua na madrugada desta quinta-feira (19) na reposição dos cabos elétricos levados na noite anterior.
De acordo com trabalhadores que acompanham o serviço, a intervenção é extensa e considerada complexa, devido ao volume de fios retirados. Imagens divulgadas pela concessionária mostram que os quadros de energia dos dois lados do túnel foram totalmente esvaziados.

A ocorrência comprometeu uma das principais vias de entrada e saída da cidade ao longo de toda a quarta-feira.
Até por volta das 2h desta quinta, parte da iluminação havia sido restabelecida no sentido Centro–bairro. No sentido oposto, as equipes ainda atuavam, e trechos da estrutura permaneciam no escuro. A previsão é de um reparo inicial para garantir mais segurança aos motoristas, seguido pela recomposição completa do sistema.
Como medida para reduzir novos furtos, os cabos de cobre estão sendo substituídos por fios de alumínio, que têm menor valor de revenda. Segundo a prefeitura, esta foi a 14ª ocorrência de tentativa ou furto de fiação no Túnel da Conceição apenas no mês de fevereiro.



