
Uma multidão se reuniu na Cidade Baixa, em Porto Alegre nesta segunda-feira (16), terceiro dia de Carnaval. Quatro bloquinhos fizeram a festa dos foliões: Bloco do Isopor, Bloco Ziriguidum Batucada Social, Bloco Do Jeito que Tá Vai e Bloco Areal do Futuro.
No fim da tarde, o trio elétrico partiu da Praça Garibaldi e percorreu a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto em direção à Praça Isabel, a Católica. Depois, o grupo retornou ao ponto da concentração pela mesma via, onde terminou a festa.
Segundo estimativas preliminares da Clube Amigos do RS (Cars), coprodutora do Carnaval de Rua de Blocos de Porto Alegre, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas.
Água-viva, Freddie Mercury Prateado e mais: foliões escolheram fantasias inspiradas
Embalados por músicas clássicas de Carnaval, o público não decepcionou. E não faltou criatividade na hora de montar os figurinos.
A psicóloga Cláudia Magnus juntou alguns adereços usados em anos anteriores e montou uma fantasia com estilo inspirado nos anos 1920:
— Eu pensei: "Eu vou de Miss Cabela". É original, é pra cima, é "up". Vamos lá que precisamos sambar para esquecer dos problemas — afirmou.
Já o casal de namorados Lucas Corte, arquiteto, e Davi Picinino, servidor público, optaram por uma roupa mais tradicional: super-heróis.
— Era o que a gente tinha em casa. Nossos amigos vieram e aí quisemos aproveitar. É uma dupla de super-heróis. Ele é o do mal e eu o do bem — brinca, Lucas.
O publicitário Gabriel Luiz é fã da Xuxa e resolveu realizar o sonho de ser Paquita. Com direito até a um chapéu inspirado nos originais, que fizeram sucesso nos anos 1980 e 1990.
— A inspiração é a história da Xuxa no nosso Brasil. Então, marcando mais uma vez o Carnaval de Porto Alegre, essa festa maravilhosa, não tem como faltar uma Paquita!
Confira fotos:
Bloquinhos oficiais de Porto Alegre
Em 2025, após problemas com o financiamento público, a Capital não realizou desfiles oficiais dos blocos de rua. Neste ano, que marca o retorno dos bloquinhos ao espaço público, os foliões relataram melhorias em comparação a outros anos.
— (O Carnaval este ano) tá animadíssimo. Está mais organizado, dividido, fragmentado. Eu amei — completa Cláudia Magnus, que estava fantasiada de miss.
O Circuito Cidade Baixa faz parte do calendário oficial do Carnaval de Porto Alegre neste ano. E a folia continua nesta terça-feira (17).
Confira abaixo a programação para o último dia de evento:
Circuito Orla do Guaíba
Trajeto: saída da Usina do Gasômetro e chegada na Rótula das Cuias
- 16h: Bloco Cia do Tragão
- 17h: Bloco B Loukos
- 18h: Bloco Afro-Tchê
- 19h: Bloco Panteras do Samba


