
A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quarta-feira (4) uma plataforma de monitoramento de plantio de árvores. Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), já foram mapeadas cerca de 4.485 mudas cultivadas nos últimos cinco anos na Capital.
O painel online também elenca a área de cobertura arbórea de cada bairro. De acordo com a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel, o ideal é que este índice chegue a 30%.
Em alguns bairros, como Morro Santana (43%), Agronomia (76%) e o extremo sul de Porto Alegre, este número é superado. Em outros pontos, a taxa fica muito abaixo da aconselhável. São locais como Farrapos (9%), Navegantes (4,6%), São Geraldo (4,87%), Floresta (5,89%), Centro Histórico (8,89%) e Cidade Baixa (9,48%).
— O percentual de copa de cada bairro foi extraído por imagem aérea. Isso serve para a gente planejar a arborização. Então, os bairros que detêm menos cobertura arbórea são os que vão ter mais investimento na arborização — explica Verônica.
A coordenadora também falou sobre os desafios e estratégias para alguns locais:
— Tem bairros, por exemplo, o Coronel Aparício Borges, que infelizmente, em razão da urbanização, a gente não vai conseguir. Então, a gente vai ter que tentar trabalhar na parte tangencial, periférica, nas praças.
Entre os critérios para o cultivo de novas plantas estão os pontos de ilhas de calor. O mapa também deve servir para fiscalizar e planejar os plantios realizados para a compensação de empreendimentos.
A ideia é que a plataforma, que está aberta à população, seja atualizada frequentemente com a evolução das mudas. No sistema, estão também orientações sobre como cuidar das árvores, solicitar novas mudas e fiscalizar os serviços.
— É preciso e extremamente relevante que a gente plante cada vez mais. E esse é o propósito deste sistema como um todo — projeta o secretário Germano Bremm.
A Smamus também apresentou um estudo inédito sobre a Redenção e o Marinha. Conforme a pesquisa, 95% das árvores dos dois parques apresentam bom estado. A Redenção está 85% coberta pelas plantas, enquanto o Marinha tem 39% de cobertura arbórea.