
O nível do Guaíba continua subindo em razão da chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (16). Nas últimas 14 horas, a elevação foi de 31 centímetros. Segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a régua de medição na Usina do Gasômetro marcava 2m48cm às 10h15min desta quinta-feira (19).
Às 20h15min de quarta-feira (18), o nível era de 2m17cm. O comportamento do corpo d'água é acompanhado com cautela por autoridades e pesquisadores, já que a chuva contínua em diferentes regiões do Estado pode contribuir para elevações mais rápidas.
A marca atual ainda está abaixo da cota de alerta, que é de 3m15cm, e da cota de inundação, de 3m60cm. Os prognósticos feitos pelo Grupo de Pesquisas Hidrologia de Grande Escala (HGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na quarta-feira indicam que o nível pode ficar em torno dos 3 metros nos próximos dias.
No pior cenário previsto, é possível que o Guaíba atinja cerca de 3m50cm, poucos centímetros a menos do que a cota de inundação.
Uma nova previsão, divulgada às 10h20min desta quinta-feira pelo HGE, aponta que o esperado são níveis máximos na ordem de 3m15cm no final de semana. O professor Rodrigo Paiva, que integra o grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS avalia:
— Por enquanto o que observamos é que o Guaíba se elevou conforme aquela previsão de quarta-feira. O Guaíba (nível) está aumentando devido à chuva ocorrida na bacia. A água escoa pelos rios como o Jacuí, Taquari, Cai, Sinos, chegando ao Guaíba após alguns dias. Ainda não chegou toda a água, por isso ele segue subindo.
A Defesa Civil do município afirmou que segue em alerta e monitorando o nível do corpo d'água.