Enquanto a chuva não dá trégua definitiva, o momento é de atenção na Região das Ilhas de Porto Alegre. Na Pintada, o nível da água que banha o arquipélago seguia subindo na tarde desta sexta-feira (20). Por volta das 15h30min, media 2m10cm na Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, um dos pontos mais alagados.
Mais cedo, às 10h, a régua marcava 2m02cm. A cota de inundação no ponto é de 2m20cm.
No local, a água já avança pelas calçadas e chega próximo ao muro das casas, mas sem atingir as residências. Viaturas da Defesa Civil circulam pelo bairro oferecendo abrigo aos moradores. A maioria, no entanto, prefere permanecer nos locais.
Apesar da elevação do nível, a Defesa Civil diz que a situação está sob controle. Não há orientação sobre necessidade de evacuação da Região das Ilhas, reiterou o coordenador de redução de riscos da Defesa Civil de Porto Alegre, Tiago Belinski.
O momento mais crítico é esperado para este sábado (21), a depender da virada do vento.
— Devemos atingir o pico até amanhã de amanhã. Até porque temos uma condição ainda desfavorável do vento Sul aqui em Porto Alegre. Mas não é um vento forte e o represamento não é significativo. Amanhã devemos ter a fluidez pela Lagoa dos Patos — afirmou o coronel Evaldo Rodrigues, coordenador da Defesa Civil.