Dez militares do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército chegaram ao bairro Arquipélago, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (23). Apesar do tempo firme deste início de semana, as águas do Rio Jacuí seguem avançando na região das Ilhas.
Conforme a Defesa Civil, o efetivo foi disponibilizado após um pedido da prefeitura de Porto Alegre. A previsão é que eles atuem no local até a próxima quarta-feira (25).
Além do efetivo, o Exército utiliza dois caminhões para realizar a remoção de famílias que desejam sair de suas residências em áreas alagadas na Ilha da Pintada. Não há, até o momento, um balanço do número de pessoas que já deixaram suas casas.
Ainda durante a tarde desta segunda, é prevista uma operação conjunta entre o Exército e a Defesa Civil da Capital, que devem ir ao braço norte da Ilha dos Marinheiros verificar as demandas da comunidade e tentar efetuar um número maior de remoções de famílias de áreas de risco de alagamentos.
Conforme a atualização mais recente realizada às 9h20min pela Defesa Civil Municipal, a régua instalada na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, marcou 2m52cm. O valor é superior à cota de inundação, que é de 2m20cm e que foi atingida no último sábado (21).