
A prefeitura de Porto Alegre reativou três fontes históricas no centro da Capital. Duas ficam na Praça da Alfândega, na Rua dos Andradas, e uma, na Praça Marquesa de Sevigné, entre as ruas Coronel Genuíno e Lima e Silva. O investimento nesses restauros foi de R$ 395 mil, segundo o município. Por enquanto, esses são os únicos chafarizes operando no bairro.
Os trabalhos foram executados pela empresa Idea Engenharia e Construtora, contratada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SMPG). As obras começaram em janeiro de 2024 e deveriam ficar prontas após seis meses, mas atrasaram devido à enchente, explica o secretário Cezar Schirmer.
Segundo Schirmer, as fontes da Praça da Alfândega ficarão ligadas a cada meia hora (veja os horários no final da reportagem).
— Adotamos esta medida para poupar energia e não gastar os motores. Deixar o motor ligado por 24 horas, gastando energia, não tem muito sentido — diz Schirmer.
Os três chafarizes
Na Praça da Alfândega, uma das fontes que voltou a operar é A Samaritana. A antiga estátua, porém, foi substituída por uma réplica. A original está guardada em um imóvel da prefeitura devido a tentativas de roubo e atos de vandalismo.
Outro chafariz que voltou funcionar no local foi o do monumento em homenagem ao General Osório, inaugurado em 1933. Seu último restauro ocorreu em 2011, com recursos do governo federal. Depois disso, os jatos d'água funcionaram por apenas um mês.
Nesse último restauro, as instalações hidráulicas e elétricas foram refeitas nos dois chafarizes, além da impermeabilização das estruturas.
Inaugurado em 1887, o chafariz na praça Marquesa de Sévigné estava desativado há mais de 15 anos. Foram feitos trabalhos de reparo em fissuras e trincas, nova pintura, instalação de refletores e refeita a parte elétrica. A praça também recebeu novos bancos e iluminação.
"Maldição da cidade"
Porto Alegre conta com dezenas de fontes desativadas. Pesquisador sobre o assunto e autor do livro A Escultura Pública de Porto Alegre, José Francisco Alves sugere que a prefeitura recrie equipes específicas que cuidem desses equipamentos.
— Os chafarizes e espelhos d'água são uma maldição na cidade. Aos poucos, foram se acabando. A maioria fica no Centro. Poucos foram construídos foram desta área. Os que ainda existem estão desativados, como no viaduto Obirici e na Praça Japão — diz o pesquisador.
A Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Epach), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), não tem um levantamento de quantos chafarizes existem na cidade e quantos ainda estão operando.
No Centro Histórico, a fonte Talavera de la Reina, no Paço Municipal, foi revitalizada em 2021. Os custos da obra foram bancados pelas empresas Melnick e Zaffari. Porém, desde antes da enchente, os chafarizes estão desligados.
— O motor sobrecarregou, pois ficou ligado por muito tempo. Estamos fazendo um diagnóstico para ver se tem que trocar ou se podemos arrumar — diz o secretário Cezar Schirmer.
Também há estudos para reativar os jatos d'água no Largo Glênio Peres. Devido à enchente de maio de 2024, o sistema de canalização embaixo do solo foi comprometido. Ainda não há uma data para que isso seja resolvido.
No Parque Farroupilha (Redenção), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) diz estar fazendo estudos para revitalizar o espelho d'água e a fonte luminosa, que está desativada desde 2019. O edital para escolha da empresa que executará os serviços está sendo elaborado, e o valor a ser investido ainda será calculado. A expectativa é de começar a obra ainda neste ano, promete a secretária adjunta da Smamus, Julia Zardo.
Já o chafariz na Praça Dom Sebastião, em frente o colégio Marista Rosário, foi desmanchado. Hoje, em seu lugar, há um jardim com folhagens.
Horários das fontes:

General Osório (Alfândega)
- 7h30min - 8h
- 8h15min - 8h45min
- 12h - 12h30min
- 12h45min - 13h15min
- 15h - 15h30min
- 17h30min - 18h
- 18h15min - 18h30min
A Samaritana (Alfândega)
- 7h30min - 8h
- 8h30min - 9h
- 12h - 12h30min
- 13h - 13h30min
- 16h - 16h30min
- 17h - 17h30min
- 18h30min - 19h
Praça Marquesa de Sevigné
- 11h - 14h
- 16h30min - 18h