Um incidente na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, na manhã deste domingo (22), deixou ferida uma cliclista que foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Um caminhão atingiu os galhos de uma árvore, que caíram sobre a mulher que pedalava na via logo atrás do veículo.
O episódio aconteceu por volta das 8h30min próximo à Rua Santana, no sentido centro-bairro. A ciclista caiu da bicicleta, que ficou bastante danificada, e teve ferimentos no rosto e nas pernas. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico.
— Felizmente, o que caiu foram os galhos finos, o grosso caiu ao lado, senão, ia matar ela. Ela chorava bastante, porque quebrou a bicicleta — disse Gelson Feltrin, que mora em frente ao local e ajudou a socorrer a mulher.
Moradores da região afirmam que pedem há mais de um ano o corte desta árvore, por conta dos galhos que estão sobre a via e são constantemente atingidos por veículos mais altos.
Segundo Daniel Martins, síndico de um prédio, protocolos foram abertos ainda no ano passado.
— Faz tempo que essa árvore está assim e agora que quebrou o galho, parece podre. Os fios também estão enroscados nos galhos e, volta e meia, a gente fica sem luz — reclamou.
Os galhos já foram retirados da pista na Ipiranga. A identidade da mulher não foi divulgada, nem o seu estado de saúde.
Zero Hora entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos, da prefeitura de Porto Alegre, que identificou um pedido de poda da árvore no local, com prazo de resposta até 18 de junho. Por conta da chuva na última semana, o serviço precisou ser reagendado. A pasta ainda ressalta a importância de registrar as solicitações por meio da plataforma 156+POA.
O que diz a prefeitura de Porto Alegre
Sobre a queda de galho na avenida Ipiranga, após ser atingido por um caminhão, neste domingo, 22, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), informa que os resíduos já foram recolhidos. Sobre a solicitação dos moradores por meio da plataforma 156+POA, foi encontrado no sistema, um protocolo aberto em maio deste ano, com vencimento em 18 de junho, com laudo técnico com recomendação de redução de copa de Aroeira-Vermelha, de nove metros de altura, aproximadamente, em conflito com a rede elétrica, obstruindo a iluminação. Devido às chuvas desta semana, o serviço foi reprogramado para esta semana. A SMSUrb informa, também, que desde de março vem realizando podas de sinalização em ruas e avenidas da Capital, para melhorar a visibilidade e dar mais segurança aos motoristas. Já foram atendidos mais de 200 protocolos. As solicitações devem ser feitas pela plataforma 156+POA, através do serviços de Podas de Sinalização.