
Um trecho em obras que agravou o trânsito na chegada à Capital foi liberado nesta sexta-feira (13). Iniciada há um mês, a obra na rampa da Avenida Castello Branco para acessar a Avenida Mauá foi concluída 15 dias antes do prazo. O bloqueio na faixa da direita foi desfeito às 10h09min.
O serviço de manutenção nas juntas da rampa teve início no dia 15 de maio, quando houve a interdição da faixa da esquerda da via. Em 2 de junho, a primeira etapa da obra foi concluída. Na ocasião, a faixa da direita foi fechada, enquanto a outra parte da via foi aberta para trânsito.
Durante todo esse período, a chegada à Capital pela Castello Branco registrou aumento no congestionamento durante todo o dia. Em horários de pico, a tranqueira já existente ficou ainda pior. Com isso, muitos motoristas optaram por rotas alternativas, como a Avenida Farrapos, por exemplo. Como resultado, esses trajetos também passaram a ter um trânsito acima do normal.
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) previa a conclusão em um prazo de 45 dias, ou seja, apenas no final de junho. Com tempo mais seco nas últimas semanas, foi possível avançar mais rápido que o esperado.
— O tempo colaborou muito para que isso fosse possível. É claro que a gente trabalhou com um tempo estendido, prevendo que podia chover, acontecer alguns problemas, principalmente um serviço tão complicado como o que era esse. Fico feliz porque tenho ciência do transtorno grande que isso ocasionou — comemora Vitorino Baseggio, secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre.