
Moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, seguem sofrendo com o avanço da água do Rio Jacuí. A partir da meia-noite, o nível do rio subiu ainda mais e atingiu principalmente o bairro Cidade Verde e áreas próximas.
Também já há uma lâmina d’água na entrada da cidade pela BR-290, mas que não impede o acesso e saída do município.
Diversas famílias que já estavam em abrigos desde a última semana continuam fora de casa. Agora, outros moradores começaram a deixar as residências, buscando abrigo na casa de amigos e familiares, com medo de que o nível do rio continue subindo nas próximas horas.
Durante a manhã, a reportagem da Zero Hora circulou por diversas ruas. São dezenas de casas com até 20 centímetros de água dentro. A maioria está vazia.
Em uma delas, a Defesa Civil resgatou um gato que estava preso em uma casa onde só era possível chegar com retroescavadeira.
— A gente faz ronda todos os dias em todas as ruas e a gente vai passando, chamando e escutando. E hoje na ronda eu passei chamando e escutei um miado — disse a secretária de cultura Simone Boneberg.
A cidade tem 209 desabrigados e 902 desalojados.
Situação de emergência
A prefeitura decretou situação de emergência devido à cheia do Rio Jacuí. A declaração foi assinada na última sexta-feira (20) pela prefeita Juliana Carvalho.
A medida foi tomada em decorrência dos estragos causados pela chuva da semana passada. O decreto ainda não foi incluído na lista de municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública da Defesa Civil estadual.