
Blusões, calças, casacos, calçados e cobertores foram recolhidos ao longo deste domingo (15) em Porto Alegre. A ação faz parte do tradicional Iom Mitzvah, promovido pela comunidade judaica em parceria com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e o gabinete da primeira-dama de Porto Alegre.
Entre 10h e 15h, caminhões percorreram 13 bairros da Capital. Foram recolhidas cerca de 300 caixas com agasalhos e cobertores, além de meia tonelada de alimentos não perecíveis. A ação contou com a participação de voluntários, moradores, empresas e instituições.
— É um dia especial, em que nos unimos não apenas para doar, mas para transformar realidades com empatia e responsabilidade. Nosso objetivo é inspirar e envolver toda a sociedade porto-alegrense nesse gesto de cuidado coletivo — destaca a presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad.
A primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, completa:
— Esse gesto coletivo faz toda a diferença para quem enfrenta o frio e as dificuldades do inverno.
O material arrecadado será triado pela equipe da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, responsável por organizar e separar os itens. Em seguida, as doações serão entregues ao gabinete da primeira-dama, que irá direcionar os materiais para famílias e instituições que mais necessitam neste momento.
Para seguir ajudando
Quem não conseguiu participar no dia da ação neste domingo ou prefere doar em dinheiro também pode colaborar. Uma vaquinha virtual foi lançada para juntar verba para a compra de cobertores e itens apontados pela prefeitura como os mais difíceis de arrecadar. Para informações, acesse o link.
Bairros que receberam os caminhões do Iom Mitzvah:
- Bom Fim
- Rio Branco
- Santa Cecília
- Santana
- Partenon
- Jardim botânico
- Petrópolis
- Moinhos de Vento e Bela vista
- Jardim Europa
- Chácara das pedras
- Três Figueiras
- Higienópolis
- Boa Vista