
Em uma noite de frio intenso, com mínima de 4,5°C e sensação de -1,1°C durante a madrugada, 489 pessoas em situação de rua procuraram por abrigos em Porto Alegre. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 195 delas passaram a noite em albergues, 187 em pousadas e cinco procuraram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga para acolhimento.
Além destes locais, o Gigantinho também esteve com os portões abertos e recebeu 102 pessoas em situação de rua. No ginásio, o grupo tomou banho, recebeu peças de roupas, assim como janta e café da manhã.
A Capital conta atualmente com quatro albergues, que possuem 256 vagas no total. Além desses locais, há 12 pousadas, que podem receber até 250 pessoas. Durante a noite de terça-feira (27), ainda restaram vagas disponíveis tanto nas pousadas como albergues.
A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, explica que há equipes realizando a busca pelos moradores de rua e encaminhando-os para os locais, conforme os perfis de cada um.
— As equipes buscam e conversam com cada morador para encaminhar, por exemplo, quem tem mais autonomia para pousadas. Quem precisa de uma atenção maior é encaminhado para os albergues. O Gigantinho agora é a porta de entrada para isso. Esses sujeitos não nasceram na rua, precisamos ajudá-los a passar e superar essa situação — diz.
Além dos albergues, pousadas e do Gigantinho, as paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre também servirão de abrigo durante os dias de frio intenso. Doações de colchões e cobertores podem ser entregues no Mensageiros da Caridade, que tem sede na Avenida Ipiranga, ao lado da Zero Hora. Na noite passada, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga disponibilizou 30 vagas para acolhimento.
Serviço:
Para informar e solicitar buscas, a população pode contatar o telefone 156, opção 7.
Rede de albergues
- Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h - Av. Azenha, 366 - Azenha
- Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
- Albergue Acolher 1 - Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Albergue Acolher 2 - Rua 7 de Abril, 315 - Floresta
Pousadas:
Espaços localizados nos bairros Floresta, Santana, São João e Centro. Dez possuem lugar para animais de estimação. O acesso é realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc.
Centros POP:
Os centros têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
- Centro POP 1 - Santana (Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha)
- Centro POP 2 - Floresta (Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta)
- Centro POP 3 – Navegantes (Av. França, 496, Navegantes)
- SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher (Rua Santo Antônio, 64, Floresta)
Refeições Gratuitas - Restaurantes Populares
- Centro: Rua Garibaldi, 461 (de segunda-feira a domingo)
- Vila Cruzeiro: Rua Dona Otília, 210 (de segunda a sexta-feira)
- Lomba do Pinheiro: Rua Cacimbinhas, 159 (de segunda a sexta-feira)
- Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (de segunda a sexta-feira)




