Começou de forma parcial o controle sanitário na estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (23). A câmera que mostra a temperatura corporal de quem chega à estação funciona desde às 5h, no entanto, os testes rápidos de coronavírus só devem começar ser aplicados na próxima semana.
Até as 11h, 2.532 pessoas tiveram a temperatura medida, mas nenhuma apresentou elevação e necessitou ser abordada. Por enquanto, quem for flagrado com temperatura elevada será orientado por agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a procurar um local para teste e realizar uma consulta.
No final da manhã, houve um encontro entre integrantes da SMS e da Trensurb para acertar os últimos detalhes. Três estagiárias da Secretaria ficarão junto à sala de testes e serão avisadas caso a temperatura de alguma pessoa esteja elevada.
As imagens da câmera estarão disponibilizadas em tempo real na tela de computadores, que ficam em uma sala logo depois das catracas da estação Mercado. Um funcionário da Trensurb ficará responsável por monitorar em tempo integral.
A tecnologia da câmera térmica permite medir a temperatura de cerca de 5 mil pessoas em 30 minutos. Além disso, segundo a Trensurb, o equipamento é capaz de verificar informações como utilização de máscara, gênero e idade do passageiro.
A empresa já disponibilizou a estrutura do controle sanitário para outras cidades como Canoas e Esteio. Se for de interesse das prefeituras, as estações localizadas nestes municípios também podem receber o controle sanitário. A tendência é de que, devido à Expointer em setembro, Esteio também passe a contar com o controle.