Servidores de nível médio da Brigada Militar (BM) realizaram uma carreata na manhã desta terça-feira (20) em Porto Alegre. Eles reivindicam um plano de carreira para os agentes dessa categoria da corporação.
De acordo com o presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho, dos servidores de nível médio da BM e dos Bombeiros (Abamf), José Clemente da Silva Corrêa, mais de 65% dos servidores da BM possuem nível superior.
— O que motivou a manifestação é que não há uma definição sobre a carreira dos servidores de nível médio da Brigada Militar. Somos a única instituição de segurança pública do Rio Grande do Sul que tem essa divisão: com oficiais superiores e os ditos nível médio — explica.
A concentração para a manifestação começou por volta das 9h, na sede da associação, na Zona Leste. Às 10h, cerca de cem veículos partiram em fila até o Quartel do Comando Geral da Brigada Militar, na Rua dos Andradas, no Centro Histórico. Em seguida, os manifestantes foram até o Palácio Piratini.
— Temos soldados que foram incluídos há 30 anos e que estão sendo aposentados como soldados. Ou seja, não teve nenhuma promoção. Nós mostramos ao governo do Estado que a modernização acarreta numa justiça aos militares estaduais, sem impactar nos cofres públicos — completou o presidente da entidade.
A manifestação foi acompanhada por motocicletas da BM e pelos agentes da EPTC. Os manifestantes fixaram faixas em frente ao Piratini.