Depois de uma semana de impasses entre as intenções da prefeitura e as determinações do governo do Estado para o funcionamento do comércio não essencial, lojas de Porto Alegre reabriram sob novas regras nesta segunda-feira (17). Conforme o mais recente documento divulgado pelo executivo municipal, elas poderão funcionar de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h.
Por volta das 10h, o movimento já era considerável na Rua Voluntários da Pátria, uma das principais do comércio do Centro. Ainda assim, a movimentação era menor do que a reportagem de GaúchaZH registrou no sábado, quando diversos comerciantes burlaram as normas e abriram as portas à clientela, levando uma multidão a circular pelas vias centrais.
Em regiões de bandeira vermelha, o decreto estadual permite o funcionamento das lojas por quatro dias na semana, que podem ser escolhidos pelos municípios. A prefeitura de Porto Alegre é contra a abertura aos finais de semana por receio de que a população vá passear no comércio e isso provoque aglomeração, aumentando as chances de contágio pelo coronavírus.
Entidades de varejo da Capital reivindicam a abertura em cinco dias, de segunda a sexta-feira. A prefeitura levou a demanda ao governo do Estado e aguarda por possíveis alterações nos próximos dias. Até a segunda ordem, no entanto, a sexta-feira deverá ser de comércio fechado em Porto Alegre.
Na véspera do Dia dos Pais, dissonâncias entre as determinações da prefeitura e o decreto estadual acabaram com intervenção judicial. Em razão das divergências, a Justiça mandou o comércio fechar mais cedo do que havia autorizado o município. A partir do episódio, o poder público municipal tem tentado uma saída negociada para ampliar o funcionamento das lojas e shopping centers na Capital.