
Em lançamento realizado na quinta-feira (23), a prefeitura de Porto Alegre abriu um canal de antedimento ao público. O Conecta Cidadão 156Web, que pode ser acessado online por meio da Central do Cidadão, no portal da prefeitura, promete a possibilidade de registro de demandas e acompanhamento por meio do próprio site, sem necessidade de ligação telefônica ou deslocamento até os órgãos municipais.
Além da nova função, há também espaço de bate-papo online com o operador da plataforma, para solucionar dúvidas ou consultar informações a respeito do serviço buscado.
Desenvolvido pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) e a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), a plataforma é uma alternativa ao atendimento telefônico do 156.
São 43 serviços disponíveis para que o cidadão registre sua solicitação, agrupados em oito assuntos: água e esgoto, animais, árvores, iluminação pública, limpeza urbana, mobilidade urbana, praças e saúde.
O Conecta Cidadão 156Web é gratuito e funciona 24 horas durante os sete dias da semana. Não há necessidade de instalar aplicativos para a utilização.
Como acessar
- Por meio do portal da prefeitura, acessando a página da Central do Cidadão;
- É necessário fazer cadastro de identificação;
- A partir da página, o cidadão é redirecionado ao formulário de solicitação do serviço municipal e ao serviço de bate-papo;
- Ao final do processo, um número de protocolo é gerado para que o cidadão siga as etapas de sua demanda e receba uma resposta do poder público municipal.
A página de acompanhamento das solicitações destaca seu status, prazos e uma breve descrição de cada etapa já executada.
Também é possível acessar por meio da Carta de Serviços, nos serviços que já contam com links diretos ao atendimento do Conecta Cidadão 156Web.