O transporte público de Porto Alegre ganhará a atenção de Rodrigo Mata Tortoriello, novo secretário extraordinário de Mobilidade Urbana. Vindo de Juiz de Fora (MG), ele é o primeiro a assumir esse tipo de cargo desde a aprovação do projeto de reorganização da administração pública municipal.
Em entrevista ao programa Gaúcha + na tarde desta sexta-feira (3), Tortoriello disse que, entre os assuntos prioritários para a mobilidade da Capital, estão a conclusão da instalação de GPS nos ônibus, a criação de mais faixas exclusivas para coletivos, além de reformas nas paradas de ônibus. Nos próximos meses, o secretário também pretende modernizar o sistema de semáforos da cidade.
— Vou acompanhar as questões técnicas relacionadas a isso, o cronograma dos trabalhos. São assuntos que estou ainda me inteirando, ainda não sei prazos, mas estou fazendo reuniões com pessoas que estão me ajudando nesse processo — disse.
Ainda forasteiro na capital gaúcha – ele chegou a Porto Alegre no último domingo (28) –, o mineiro, em uma primeira impressão, caracterizou a cidade como organizada no trânsito.
— A cidade é organizada, os corredores de ônibus são estruturados. É melhor trabalhar em uma cidade que já tem isso do que em uma que não tem — justificou.
Tortoriello ainda citou que irá acompanhar outras demandas do trânsito da Capital, como a regulamentação do transporte por aplicativos, ainda embargado na Justiça, e a redução no número de acidentes e de vítimas no trânsito.
A partir de agora, a Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) passa a responder ao novo secretário. Por enquanto, de forma interina, a presidência da EPTC segue com o diretor de operações Fabio Berwanger, que está no cargo desde a saída de Marcello Soletti, no início de março.
— Nesse momento, a EPTC continua da mesma forma, o que acontece é que responde agora a um secretário. Eu vim para tratar das questões estratégicas e ajudar a equipe da EPTC nas questões técnicas e estruturais.
Até então, a Mobilidade estava em uma diretoria dentro da Secretaria de Infraestrutura, comandada pelo secretário Luciano Marcantônio.
Quem é Rodrigo Mata Tortoriello

Rodrigo Mata Tortoriello comandou por seis anos a Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele pediu exoneração do cargo no último dia 6 de abril.
O novo responsável pela mobilidade urbana em Porto Alegre é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e possui formação em gestão pública pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entre outras qualificações acadêmicas.
Além da Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade mineira, ele também foi presidente do Fórum Mineiro de Transporte e Trânsito e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.




