
Uma série de ações de conscientização de trânsito teve início nesta semana pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Conhecida como Maio Amarelo, a campanha busca divulgar medidas para prevenir acidentes em Porto Alegre.
Diversas carcaças de carros pintadas de amarelo foram espalhadas por pontos da Capital para alertar os motoristas sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A campanha é um movimento mundial e a cor escolhida é em alusão ao sinal de atenção nos semáforos.
Em Porto Alegre, palestras foram realizadas com crianças, universitários, idosos e outros grupos para indicar sobre os riscos de acidente. O secretário extraordinário de Mobilidade de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello, destacou que um dos focos é mobilizar crianças para que elas repassem aos pais os cuidados a serem tomados no dia a dia.
— Algumas crianças participaram da campanha de lançamento e pintaram os carros também. A gente tem um foco muito grande nas escolas para que eles levem essa educação no trânsito para a família — disse.
De acordo com a diretora institucional do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), os motoristas precisam ter mais empatia no trânsito.
— Não se tem paciência com quem está começando ou aprendendo. O mínimo é ter gentileza. As pessoas, quando entram em automóvel, parece que entram em uma armadura.
Além disso, outras dicas de gentileza no trânsito indicadas pelo Detran-RS são evitar trancar cruzamentos, dar prioridade a pedestres, especialmente em locais em que não há semáforo, andar mais devagar, evitar molhar pedestres em dia de chuva e redobrar o cuidado ao ver crianças na via.
Novas ações devem ocorrer ao longo do mês.