As aulas de duas turmas da Escola Municipal Especial Professor Elyseu Paglioli, na zona sul de Porto Alegre, serão suspensas a partir de segunda-feira (2) devido à falta de professores. O colégio especial, que fica no bairro Cristal, é voltado a pessoas com deficiência principalmente intelectual e autistas.
De acordo com o diretor Marco Aurélio Ferraz, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) foi avisada em novembro passado de que a escola enfrentaria falta de professores devido à aposentadoria de docentes. No ano passado, houve um remanejamento de profissionais dentro da própria instituição para evitar que os alunos fossem dispensados.
Segundo o diretor, neste ano, isso não será feito como forma de pressionar a prefeitura a resolver o problema. As famílias dos alunos já foram avisadas para não levarem os jovens a partir de segunda-feira e que as aulas serão suspensas até a nomeação dos professores.
Serão 21 alunos afetados. A escola tem, ao todo, 174 estudantes especiais.
Na próxima quarta-feira (4), será realizada uma assembleia com a comunidade para decidir como resolver o problema. A Smed afirma que duas professoras já foram nomeadas e estão em processo para entrar em sala de aula. A expectativa da prefeitura é normalizar a situação nos primeiros dias de abril.
A assessoria da Secretaria da Educação afirma que não é orientação da pasta a suspensão das aulas e a liberação de alunos.