Acordo firmado na manhã desta terça-feira definiu o começo das operações do catamarã até a zona sul de Porto Alegre. A primeira viagem comercial deverá ser realizada amanhã, quarta-feira, à tarde. Falta ainda a assinatura do contrato, que deve ocorrer na manhã desta quarta-feira na reunião do conselho da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs). As informações são da Rádio Gaúcha.
Conheça o catamarã
Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Conforme o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a ideia é que, assim que liberada a operação da hidrovia, se inicie a primeira viagem - o que deve ocorrer pelo meio-dia. Bilheterias estarão instaladas no novo píer, em frente ao BarraShoppingSul, vendendo as passagens. A tarifa municipal, entre o Cais Mauá e a Zona Sul, deverá custar R$ 5,50. Já o valor entre Guaíba e Porto Alegre permanece em R$ 7,35.
A proposta encontrada para liberação da travessia foi a apresentação de um contrato emergencial de funcionamento por um ano até que uma nova licitação seja realizada. Em novembro, a Marinha autorizou o uso da hidrovia, e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) chegou a garantir a primeira viagem para 12 de dezembro. Porém, a Agergs adiou o início já que na licitação da hidrovia, vencida pela empresa Catsul, só foi previsto o transporte intermunicipal Guaíba-Porto Alegre.
* Zero Hora e Rádio Gaúcha