
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (10), as decisões do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para minimizar a crise na Corte.
— Se a Suprema Corte vira uma balbúrdia, ninguém conversa com ninguém, ninguém confia em ninguém, todo mundo acusa todo mundo, o presidente tem que assumir o presencialismo e colocar ordem na casa. Então eu estou satisfeito que o Fachin colocou ordem na casa. Ainda falta, falta apurar quem é culpado de verdade — disse Lula em entrevista ao SBT.
Na quarta-feira (9), Fachin adotou uma série de medidas:
- Suspendeu a decisão de André Mendonça de afastar o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e também a de Flávio Dino de reconduzir o delegado ao posto
- Tirou Alexandre de Moraes da relatoria da investigação do inquérito das fake news e assumiu a função
- Convocou para a próxima terça-feira (15), às 10h, sessão extraordinária do plenário para analisar relatório da Polícia Federal que indica relação de Moraes com o banqueiro Daniel Vorcaro
- Suspendeu a apuração da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre possível interferência na produção do relatório da PF que apontou conversas de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, com Moraes
— Fachin tomou atitude correta, não terminou de tomar as atitudes, espero que faça mais coisa para colocar ordem na casa e devolva a credibilidade que o povo brasileiro sempre teve na Suprema Corte — declarou.
O petista afirmou, ainda, que se for comprovada irregularidade por parte dos ministros, eles devem responder por isso:
— Se Alexandre de Moraes é culpado, ele tem que pagar. Se o Mendonça é culpado, ele tem que pagar. Se o Fachin é culpado, ele tem que pagar. Todo mundo tem que está à disposição do cumprimento da nossa Constituição. A lei acima de tudo e a verdade seja soberana.