
O PT oficializou neste domingo (2), em convenção realizada em São Paulo, a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. Será a sétima vez em que o petista disputará a Presidência da República.
O evento, que foi transmitido pelas redes sociais desde as 10h, reuniu lideranças da coligação, entre elas o vice-presidente e candidato à reeleição ao cargo, Geraldo Alckmin (PSB), o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad, candidato ao governo de São Paulo, além de Simone Tebet e Marina Silva.
Na disputa por um quarto mandato, Lula será apoiado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e por PSB, PDT, PSOL e Rede.
Fundador do PT, criado em 1980, Lula iniciou a trajetória política como deputado federal constituinte eleito em 1986. Disputou pela primeira vez a Presidência em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor no segundo turno. Também concorreu em 1994 e 1998, pleitos vencidos por Fernando Henrique Cardoso.
O petista foi eleito presidente em 2002, ao derrotar José Serra (PSDB), e reeleito em 2006, quando venceu Geraldo Alckmin, hoje seu vice. Em 2010, apoiou a eleição de Dilma Rousseff (PT) como sucessora.

Em 2018, Lula teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa e foi substituído por Fernando Haddad. Quatro anos depois, voltou a concorrer e venceu Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, conquistando o terceiro mandato como presidente da República.


