
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nesta quarta-feira (26) sobre o encerramento do processo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus foram condenados por tentativa de golpe de Estado. Os envolvidos no principal núcleo do golpe começaram a cumprir pena nesta terça-feira (25).
— Esse país ontem (terça-feira) deu uma lição de democracia ao mundo. Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força. Não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso — declarou Lula, durante cerimônia em que sancionou a lei que isenta Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
As penas começaram a ser cumpridas ontem, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes declarar trânsito em julgado.
O presidente também afirmou que a democracia não é um privilégio, mas um direito de todos os brasileiros.
— Pela primeira vez na história do país você tem alguém preso por tentativa de golpe. Você tem um ex-presidente da República e você tem quatro generais de quatro estrelas presos, em uma demonstração de que a democracia vale para todos. Democracia não é privilégio de ninguém, é um direito de 215 milhões de brasileiros — afirmou.
Ele concluiu o discurso dizendo estar feliz pela maturidade do país em exercer a democracia.
— Eu estou feliz. Não pela prisão de ninguém, mas porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude — finaliza.
*Produção: Natália Piva




