
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve "assumir a responsabilidade" pela imposição de tarifas de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. As informações são do Globo.
De acordo com Lula, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria atuado diretamente para convencer o presidente norte-americano Donald Trump a adotar a medida como forma de retaliação ao avanço das investigações judiciais contra seu pai:
— O ex-presidente deveria assumir a responsabilidade porque ele está concordando com a taxação do Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump — declarou Lula, em entrevista à TV Record.
Lula classificou a ação como uma tentativa de uso eleitoral da relação bilateral e criticou a interferência de interesses externos na soberania nacional. O petista afirmou que o Brasil saberá responder com "firmeza e equilíbrio" e anunciou que o Itamaraty já iniciou tratativas diplomáticas. Eventuais sanções ou ações comerciais dependerão da condução do Ministério das Relações Exteriores.
Entre as medidas em estudo, Lula destacou a criação de um comitê com empresários para repensar a política comercial com os Estados Unidos. A principal resposta considerada é o uso da Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional, que permite ao Brasil impor sanções equivalentes às aplicadas por outros países.
— Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Primeiro tentaremos negociar, mas se não houver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele — afirmou.
O presidente também criticou a forma como a comunicação entre os governos tem sido conduzida, referindo-se a uma carta publicada na rede social de Trump como "material apócrifo".
— A primeira coisa que precisa ficar clara para o povo brasileiro é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros — disse Lula. — Eu achei que aquela carta fosse um material apócrifo, porque não é costume mandar correspondência pelo site do presidente.




