
Pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (5) mostra que 66% dos brasileiros são contrários à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência em 2026, enquanto 32% são favoráveis. Isso significa que dois em cada três eleitores não querem que o atual presidente dispute as eleições do próximo ano.
Para efeito de comparação, a mesma pesquisa divulgada em dezembro indicava que 45% dos brasileiros apoiavam a reeleição de Lula. O atual presidente também alcançou o maior índice de desaprovação desde o início do terceiro mandato: 57%, conforme levantamento divulgado na quarta-feira (4).
Com a popularidade em queda, Lula vê a disputa com possíveis adversários da direita se acirrar para o pleito de 2026. Antes com vantagem em pesquisas de intenção de votos, o petista agora surge em empate técnico nas simulações de segundo turno com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Encomendada pela Genial Investimento, a pesquisa entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais de todo o Brasil entre os dias 29 de maio e 1º de junho.
Cenários hipotéticos de segundo turno nas eleições de 2026
Lula x Bolsonaro

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra um empate técnico entre o atual e o ex-presidente. Ambos surgem com 41% das intenções de votos entre os eleitores.
Em março, Lula tinha vantagem de quatro pontos porcentuais, com 44% das intenções de voto. Ele recuou três pontos porcentuais e viu Bolsonaro crescer um ponto na pesquisa atual.
Lula x Tarcísio

Em um possível segundo turno contra o atual governador de São Paulo, Lula tem vantagem de um ponto porcentual: 41% contra 40%. Apesar da diferença, o resultado é considerado um empate técnico devido à margem de erro ser de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, Lula iniciou o ano com nove pontos de vantagem no cenário hipotético de uma disputa com Tarcísio. A pesquisa de janeiro indicava 43% das intenções de voto no petista e 34% no atual governador de São Paulo.
Lula x Michelle

Contra a ex-primeira-dama, Lula detém a maior vantagem, conforme as simulações. Dos eleitores ouvidos, 43% indicaram intenção de voto no petista e 39% em Michelle Bolsonaro.
Apesar da diferença, a margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos também caracteriza um empate técnico. Lula recuou um ponto com relação ao último levantamento, enquanto Michelle cresceu um ponto.
Rejeição
Tarcísio de Freitas leva a vantagem de ser o menos rejeitado entre os nomes citados na pesquisa. Dos ouvidos, 33% afirmam que conhecem o governador de São Paulo e não votariam nele.
O índice de Bolsonaro é 55%, enquanto o de Michelle, 51%. Lula tem a maior rejeição, com 57% de desaprovação — oito pontos porcentuais a mais do que em janeiro (49%).



