O ex-ministro da saúde, José Serra, disse hoje que o governo federal não toma as medidas necessárias para promover o desenvolvimento do Brasil. Em vez disso, segundo ele, investe em publicidade e faz grandes anúncios que não representam mudanças na vida dos cidadãos. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Serra disse que o governo desperdiça dinheiro e que diminuiu os recursos para a saúde nos últimos dez anos. Para o ex-ministro, não faltam médicos no Brasil e, se eles tiverem um bom salário e estrutura de trabalho, vão preencher as vagas em aberto hoje no país. Serra criticou o programa Mais Médicos que, na avaliação dele, limitou o debate sobre a qualidade da saúde à falta de médicos.
"Nenhum médico trabalha sozinho, precisa ter laboratório, ambulatório, equipe... Então pegaram uma falsa questão, a meu ver é um tiro no pé. O governo é de uma inabilidade total e sataniza os médicos. A saúde precisa de mais recursos, de mais dinheiro".
José Serra defendeu também a inovação e uma melhor gestão dos recursos para melhorar a saúde no país. Para ele, os cargos dos órgãos de saúde não podem ser ocupados por aliados políticos. Segundo o ex-governador de São Paulo, essa prática não é utilizada na administração paulista.
"Não tem ninguém nomeado na saúde que seja de partido político, afilhado, camarada. Com saúde não se pode brincar em serviço. E se algum tucano fizer, a gente tem que criticar".
Gaúcha
"Governo sataniza os médicos", diz José Serra
Ex-ministro da saúde concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade
Marcela Panke
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: