Perfis dos candidatos

A trajetória de Lasier Martins em cinco momentos

Candidato do PDT ao Senado está em sua primeira disputa eleitoral

Sem conexão
Lasier Martins formou-se em Direito pela UFRGS e exerceu a advocacia durante 20 anos

Infância no Vale do Caí

Lasier Martins nasceu no município de General Câmara em 14 de abril de 1942. Teve sua formação de Ensino Fundamental e Médio em Montenegro, no Vale do Caí. É um dos sete filhos do casal Antônio Pereira Martins, mecânico, e Pampolina da Costa Martins, dona de casa.

Duas vezes avô

Lasier Martins é divorciado e tem união estável com a jornalista Janice Santos. Possui quatro filhos (Marla, Luana, Karina e Lasier Junior), e dois netos, João Pedro e Lourenço.

Confira o patrimônio dos candidatos ao Senado
Conheça o perfil dos candidatos às eleições de outubro
Leia todas as notícias sobre as eleições 2014

Formação em Direito

Aos 16 anos, Lasier começou a trabalhar na Rádio Montenegro (hoje Rádio América), onde criou um programa diário de esportes. Aos 17 anos, transferiu-se para Porto Alegre. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lasier Martins exerceu a advocacia durante 20 anos, especializando-se em Direito Trabalhista, nunca se afastando do rádio e do telejornalismo.


Lasier Martins possui mais de cinco décadas de experiência no jornalismo gaúcho
Foto: Antônio Galvão/Agência RBS

Jornalista

Lasier Martins trabalhou 27 anos no Grupo RBS. Foi comentarista diário do Jornal do Almoço e apresentador na TVCOM do programa de debates Conversas Cruzadas. Foi apresentador do Gaúcha Repórter e do Debates do Rio Grande e também trabalhou na empresa jornalística Caldas Júnior, atuando nos veículos Rádio Guaíba, TV Guaíba e Correio do Povo.

Carreira política

Lasier Martins já integrou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas teve de se retirar por conta do trabalho. Em 2013, assinou a ficha do PDT mais uma vez e, em 2014, em sua primeira candidatura a um cargo eletivo, concorre a uma vaga no Senado.


Lasier Martins em 2014 durante a homologação de sua candidatura ao Senado
Foto: Roberto Witter/Divulgação

Sem conexão
Sem conexão
Mais GaúchaZH