A primeira visita do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), a Brasília acabou centrada em contatos políticos e peregrinação por ministérios. Não redundou, pelo menos diretamente e por enquanto, na captação de recursos, embora o terreno tenha ficado preparado.
Alceu viajou acompanhado do secretário de Gestão e Finanças, Carlos Búrigo. Ele participou do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal, que durou quatro dias. Nas brechas da programação, foi até a sede da Caixa Econômica Federal e visitou o Ministério das Cidades, onde foi recebido pelo ministro Aguinaldo Ribeiro.
O prefeito comemorou a aprovação técnica de cinco projetos caxienses dentro do PAC Mobilidade Médias Cidades e do PAC Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas. Entre eles, os viadutos na Rótula Hercílio Randon e no cruzamento da Rua Luiz Michielon, no bairro Cruzeiro, mais estações de transbordo para o transporte coletivo (São Ciro e Zona Norte) e reforço e ampliação de corredores para BRTs (bus rapid transit, ou ônibus de maior porte). A decisão da Ministério das Cidades e Casa Civil sobre quais deles serão contemplados financeiramente, sob forma de empréstimo, ocorre em fevereiro.
- Estamos tranquilos, pois está tudo muito profissionalizado - garante Alceu.
A comitiva caxiense também visitou os ministérios da Agricultura e do Trabalho e Emprego, onde foram recebidos, respectivamente, pelos ministros Mendes Ribeiro Filho e Brizola Neto.
Alceu foi escolhido vice-prefeito da Associação Nacional de Municípios Produtores, que congrega os municípios brasileiros com maior retorno de ICMS e que, por essa característica, possui demandas específicas.
A busca por verbas para a saúde foi a pauta que ficou de fora da viagem. A audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi transferida para outra data. Cumprindo determinação da presidente Dilma Rousseff, Padilha permaneceu em Santa Maria para dar o apoio aos familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss.
Balanço
Em viagem a Brasília, prefeito de Caxias do Sul prepara terreno para arrecadação de recursos
Alceu Barbosa Velho comemorou aprovação de projetos caxienses no PAC
GZH faz parte do The Trust Project