Um homem de 27 anos que estaria tentando invadir uma residência foi morto pelo próprio morador, de 46 anos, no começo da manhã deste domingo (5), em Caxias do Sul.
A ocorrência foi registrada por volta das 5h no distrito de Fazenda Souza. A vítima foi identificada como Lucas Fonseca Ferreira.
De acordo com o delegado Raone Nogueira, titular da Delegacia de Homicídios de Caxias do Sul, o morador não utilizou objetos ou armas e, a princípio, o caso é tratado como de legítima defesa.
Conforme aponta a investigação, os dois homens teriam entrado em luta corporal após a tentativa de invasão. O delegado descreveu que não teria ocorrido alguma interação, como discussão, entre os envolvidos. O morador também teve ferimentos no rosto, nos braços e nas costas:
— O que temos de informação até agora é que a violência aconteceu a partir do momento em que houve a violação de domicílio: o morador saiu para a porta de entrada, ocorreu a luta e aconteceu o fato.
A motivação da invasão que teria acontecido também é investigada pela polícia. Nogueira relata que o morador, em depoimento, disse não saber quem era o outro homem e nem por qual motivo teria tentado entrar no local.
— O morador apenas informou que ele percebeu a invasão pelo sistema de monitoramento de câmera que ele tem. Mas o motivo da invasão ele não tem ideia. A princípio, o depoimento dele indica que ele não sabia e não conhecia direito o homem que terminou entrando, não sabia o nome, apenas conhecia visualmente ali, de vez em quando, ele passando na rua — contou o delegado da Polícia Civil.
Conforme o delegado, o homem morto seria alguém que já teria sido visto transitando pela região, segundo informações colhidas, e até então, nunca teria tido problemas com outros moradores.
A ocorrência foi registrada como lesão corporal seguida de morte. O delegado destaca que a motivação e a dinâmica completa do caso seguem em investigação. O inquérito policial foi instaurado e tem prazo de 30 dias para conclusão - podendo ser prorrogável por mais 30 dias.


