
As batidas e os passos coreografados podem até parecer uma aula de dança como tantas outras que ocorrem em diversas academias da cidade. Mas uma nova modalidade que une exercício físico e espiritualidade vem conquistando novos adeptos em Caxias do Sul. O Gospel Dance surgiu com a missão de sincronizar o movimento da dança com a reflexão.
— O Gospel Dance é um projeto que tem a intenção de proporcionar bem-estar. Comecei a sentir que havia necessidade de trazer um ambiente de reflexão para a dança, por meio do entretenimento e do lazer. Percebemos que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e que não estão bem psicologicamente e mentalmente. Então, o Gospel Dance, hoje, tem esse efeito imediato, porque ele traz cura mesmo — explica a professora de dança que conduz as aulas, Alice Irigoyen.
A modalidade funciona como uma aula de dança normal. Com melodias animadas e ritmo envolvente, os alunos seguem os passos da professora, movimentando o corpo e exercitando a mente a partir de músicas de louvor. Independentemente da religião e do condicionamento físico, o Gospel Dance é democrático.
— A aula é aberta para todo mundo. Precisa apenas de disposição, pois não é ligada à performance. Basta gostar de dançar e de refletir.

Atualmente, cerca de 40 alunos participam das aulas, que ocorrem três vezes por semana e têm duração de cerca de 45 minutos. Os 10 minutos finais são dedicados ao alongamento com um momento de meditação e reflexão. A proposta tem agradado quem participa desde outubro do ano passado, quando as aulas tiveram início na academia Bohrer Sports, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul.
— A gente acompanha a Alice desde o começo desse projeto que Deus colocou no coração dela, e com certeza colocou no meu coração também para estarmos juntos aqui. É um ambiente muito agradável e muito gostoso de estar, porque além da gente estar conectada com o Senhor através da dança e do louvor, a gente tem a oportunidade de conhecer outras pessoas e nos conectar com elas, poder dividir nossas dificuldades, nossos problemas e os nossos desafios. Sem o Gospel Dance, com certeza eu não pararia tanto tempo assim para refletir, porque Deus fala conosco de várias formas, e eu vejo que o louvor, a partir da dança, é uma delas — destaca a aluna Milene Antonello.

Para a contadora Elisara Boeira de Oliveira, o Gospel Dance surgiu em um momento de transição na carreira profissional e na vida pessoal, sendo um divisor de águas.

— A dança começou para mim bem numa fase em que eu estava saindo do trabalho, iniciando um novo projeto de vida, e esse projeto inclui a parte de cuidar do corpo. Eu acho que o exercício é a base de tudo, acho que a gente tem que ter um equilíbrio entre mente, corpo e espírito e foi justamente isso que me chamou a atenção no Gospel Dance. É um momento que a gente consegue lembrar um pouquinho de Deus. É diferente de tudo que a gente vê. Não que eu não goste de outras danças, gosto também, depois disso até comecei a frequentar outras, mas essa aqui eu acho que é a que renova por completo.