
Os moradores de Monte Belo do Sul literalmente vestiram a camiseta do programa Avisa Lá Que Eu Vou durante a estreia da quarta temporada na noite desta terça-feira (17). O pequeno município da Serra foi o destino escolhido pelo humorista e apresentador Paulo Vieira para abrir a série de episódios da atração exibida em rede nacional. Não faltaram gargalhadas e comentários positivos durante a exibição no canal GNT em um telão instalado no salão paroquial do centro da cidade.
Nem a chuva e o avançar da hora impediram que a comunidade se reunisse para ver de perto suas próprias histórias serem contadas pela irreverência de Paulo. Camisetas personalizadas do programa foram confeccionadas e distribuídas pela Secretaria de Cultura e Turismo do município aos presentes — até mesmo a equipe de gravação recebeu os 'uniformes' lá no Rio de Janeiro.

Uma das narrativas que ajudaram a apresentar Monte Belo para o Brasil foi a de Nelso Uliana. Presidente do Centro de Tradições Italianas do município, ele foi um dos responsáveis por contar ao apresentador como é feita a polenta gigante de 800kg do Polentaço, evento característico da cidade. Ele também roubou a cena ao ser "notado" por Paulo por aparecer diversas vezes ao longo do episódio, em diferentes funções.
— Foi muito bacana receber o Paulo aqui e agora ver o resultado do programa. Lá nas gravações ele foi pedindo sobre como era feita a polenta, como começou essa tradição e muitas outras coisas sobre nossos costumes herdados da imigração italiana. E como eu estava envolvido em diferentes funções, acabei aparecendo várias vezes. Ficamos bem contentes — conta Uliana.

Esses traços culturais também estiveram presentes por meio do grupo de danças Ballo D'Itália. Em março, quando ocorreram as gravações, Paulo vestiu os trajes oficiais do grupo e participou de um ensaio.
— A gravação foi dinâmica e divertida. Ele pediu bastante sobre a cidade e a dança italiana. Hoje, foi bem gratificante assistir ao programa, pois mostra realmente tudo o que a gente faz aqui em Monte Belo e ressalta muito a nossa cultura — comenta Maiane De Mozzi, professora do grupo, que estava com todos os seus integrantes presentes durante a estreia.
E claro que não poderia faltar um tradicional filó (momento de convívio, partilha de comida e celebração da cultura italiana). Quem embalou esse momento para ficar eternizado no programa foi o grupo de cantos Vicentino. Nessa hora, a alegria tomou conta e a festa foi garantida. Até mesmo os mascotes que representam os eventos da cidade — o Polentino e o Uvalino — viveram uma disputa de arremesso de queijo e salame com o apresentador. Cenas para ficar marcadas na memória de quem acompanhou de perto todo o processo.
— Acompanhar as gravações já foi uma experiência bem diferente e interessante, com aquela movimentação na cidade. Tudo isso nos deixou ansiosos para ver o resultado, e ele foi muito melhor do que eu esperava. É uma outra visão, de pessoas que não conheciam Monte Belo. Valoriza todos nós — ressalta a jovem Giovanna Bombassaro, que apareceu no episódio por ser a rainha da festa de abertura da vindima do município.

A produção do programa enviou cerca de 200 assinaturas, de um mês, da Globoplay (onde o episódio está disponível para assinantes) para distribuição entre a comunidade presente. A estreia na TV aberta, na Globo, está prevista para o dia 2 de julho. Além de Monte Belo do Sul, Ametista do Sul, no Norte do RS, terá um episódio especial nessa temporada. Cidades de estados como Pará, Bahia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo também fazem parte da série.