
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2019 foi reajustado em 10,23% em Farroupilha. O percentual é quase quatro vezes maior que o aplicado em 2018, quando a correção foi de 2,59%, com base na inflação do ano anterior. Segundo o secretário de Finanças de Farroupilha, Benami Spilki, o índice aplicado no reajuste do IPTU e da taxa de lixo do próximo ano teve como base a Unidade de Referência Municipal (URM).
O pagamento em cota única, que terá prazo até 20 de março, gera desconto entre 10% e 17% no IPTU. Para o maior desconto possível, é preciso ser aposentado, ter renda familiar de até dois salários mínimos, ter apenas um imóvel de até 70 metros quadrados, além de não ter débitos com o município.
Leia mais
"Todos estão sofrendo e rezando muito", diz amiga de moradora ferida em explosão de Farroupilha
Vídeo: Confira o momento em que apartamento explode em Farroupilha
Peritos não identificam vazamento de gás em canos de apartamento que explodiu em Farroupilha
O percentual de reajuste também foi aplicado na taxa de lixo, que ficou em R$ 63,46 para coleta uma vez por semana. O valor é multiplicado pelo número de vezes que o recolhimento é realizado no local onde o contribuinte mora. Os descontos não se aplicam para a taxa de lixo.
A primeira parcela e a cota única do IPTU vencem em 20 de março. Também é possível parcelar em seis vezes, com vencimentos em 22 de abril, 20 de maio, 21 de junho, 22 de julho e 20 de agosto. A previsão é que os carnês comecem a ser distribuídos na segunda quinzena de fevereiro.
O secretário de Finanças alerta que os contribuintes podem notar aumento no IPTU acima do percentual de reajuste, porque a prefeitura está realizando o recadastramento imobiliário. O processo consiste em verificar os imóveis para constatar se houve alterações realizadas sem regularização junto ao município. A correção na matrícula do imóvel implica revisão do valor do IPTU.