Com o fim das convenções partidárias no último domingo, Caxias do Sul terá 44 candidatos disputando as eleições proporcionais no dia 7 de outubro. São 28 postulantes à Assembleia Legislativa, sendo 20 homens e oito mulheres. Entre os candidatos a deputado estadual, a principal surpresa é a confirmação do nome do deputado federal Pepe Vargas, que carrega a experiência de três mandatos a federal. Cinco vereadores irão testar seus nomes nas urnas: Denise Pessôa (PT), Edson da Rosa (MDB), Adiló Didomenico (PTB), Neri O Carteiro (Solidariedade) e Kiko Girardi (PSD) concorrerão à Assembleia. O ex-prefeito de São José dos Ausentes e ex- secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão Carlos Búrigo (MDB) concorrerá pela primeira vez por Caxias do Sul.
O PRB quer aproveitar a popularidade do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, e aposta na candidatura da irmã dele, Dalva Guerra. A sigla ainda homologou a candidatura de Tibiriçá Maineri, primeiro suplente da sigla no Legislativo.
Após muita discussão interna, o PDT tem dois candidatos à Assembleia: o ex-vereador e ex-deputado Vinicius Ribeiro e o médico Miguel Graz ziotin, ex-PT.
Para a Câmara dos Deputados foram homologadas 16 candidaturas, sendo 13 homens e três mulheres. Os nomes mais conhecidos são os do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e do ex-vice-prefeito Antonio Feldmann, ex-MDB, agora no PSD. Alceu e Feldmann, prefeito e vice, respectivamente, na administração passada, agora disputarão os votos dos mesmos eleitores. Os dois devem ainda “vender” as mesmas realizações à frente da prefeitura.
Outro conhecido que buscará votos para a Câmara é o ex-vereador e deputado Mauro Pereira (MDB). Ele terá a tarefa de defender os projetos impopulares do presidente Michel Temer. Assis Melo (PCdoB) também disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele tenta recuperar o prestígio político e o número de votos da eleição para prefeito de Caxias de 2016. Na oportunidade, obteve apenas 2.629 votos.
Quatro vereadores também estão na briga por uma vaga de deputado federal. São eles Rodrigo Beltrão (PT), Paula Ioris, (PSDB), Renato Nunes (PR) e Wagner Petrini (PSB).
A LISTA DE CAXIAS DO SUL
PT
Denise Pessôa e Pepe Vargas são candidatos a deputado estadual. Rodrigo Beltrão concorre a federal.
MDB
Carlos Búrigo e Edson da Rosa são candidatos a deputado estadual. Mauro Pereira concorre a federal.
PDT
Vinicius Ribeiro e Miguel Grazziotin são candidatos a deputado estadual. Alceu Barbosa Velho concorre a deputado federal.
PSB
Wagner Petrini, Max Mota e Tatiane Duarte concorrem a deputado federal.
PCdoB
Andressa Marques é candidata a deputada estadual. Assis Melo concorre a deputado federal.
PTB
Adiló Didomenico é candidato a deputado estadual.
PSDB
Ithamar Sitta é candidato a deputado estadual. Paula Ioris concorre a deputada federal.
PP
Ovídio Deitos é candidato a deputado estadual. Ivo Viesser Filho concorre a deputado federal.
Solidariedade (SD)
Neri, O Carteiro é candidato a deputado estadual.
Novo
Giancarlo Donato é candidato a deputado estadual. Mauricio Marcon concorre a deputado federal.
PSOL
Sandro Martins, Francisco Correa e Valter Martins são candidatos a deputado estadual. Anaí Souza concorre a deputada federal.
Rede Sustentabilidade
Greice Rangel é candidata a deputada estadual.
PRB
Dalva Guerra e Tibiriçá Maineri são candidatos a deputado estadual.
PR
Senira Teixeira é candidata a deputada estadual. Renato Nunes concorre a deputado federal.
PSD
Kiko Girardi é candidato a deputado estadual. Antonio Feldmann concorre a deputado federal.
DEM
Juçara Chenaider é candidata a deputada estadual.
PROS
Jeronino Molina e Cleiton Valcarenghi são candidatos a deputado estadual.
PSL
Daniel Santos, Ezequiel Tavares e Fabiana Tanuri são candidatos a deputado estadual. Renato Toigo concorre a deputado federal.
PSC
Pedro Rodrigues é candidato a deputado estadual. Josiel Macedo e Fernando Matrix concorrem a deputado federal.
PV
Eliane Semeler é candidata a deputada estadual.