
A duplicação do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul, deve virar realidade em 2017. Nesta quinta-feira, o superintendente regional do DNIT no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, esteve no município para conceder a aprovação do projeto apresentado pela prefeitura. A assinatura do contrato entre o órgão nacional e a empresa que irá tocar a obra, a construtora LCM, deve ocorrer em 15 dias. A expetativa é de que o trabalho inicie nos primeiros meses de 2017.
Leia mais
Comunidade organiza abaixo-assinado pela recuperação da BR-116, na Serra
Por falta de conservação, mato toma conta de canteiros na BR-116
A duplicação compreende 1,7 quilômetro desde São Romédio até a entrada do bairro Planalto, trecho onde o tráfego afunila e provoca congestionamentos frequentes. Está orçada em R$ 11,7 milhões e não prevê necessidade de desapropriações _ o que agiliza o trabalho. As negociações entre o prefeito Alceu Barbosa Velho e representantes do DNIT iniciaram em novembro do ano passado, quando Alceu esteve em Porto Alegre propondo a parceria. O prefeito destacou a importância do município, através da Secretaria de Planejamento e de uma empresa contratada, ter elaborado o projeto.
– Nossos técnicos deixaram tudo pronto para a execução. Sabemos que se o DNIT fosse fazer tudo, o processo seria mais lento, ainda mais agora que eles enfrentam situação de emergência entre Caxias e Nova Petrópolis por causa do desmoronamento causado pelas chuvas – afirma Alceu Barbosa Velho.
O superintendente regional do DNIT também aproveitou o encontro na prefeitura para informar a aprovação dos projetos de interseção da BR-116 com as ruas Pedro Olavo Hoffmann e Orestes Faoro. Ambas foram asfaltadas e devem ser entregues à comunidade nas próximas semanas.
