
A entrega da primeira etapa da obra de revitalização da Estação Férrea está marcada para o dia 18 de novembro, a partir das 19h30min. A data foi confirmada pela prefeitura de Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (4). A cerimônia terá a presença do governador Eduardo Leite e marcará a abertura da programação natalina, com show da Família Lima.
A primeira fase das obras consiste na drenagem (já concluída), terraplanagem, pavimentação, iluminação em LED, ajardinamento, banheiros, arborização, mobiliário urbano, deques, anfiteatro e pista de caminhada.
Na próxima etapa, segundo a prefeitura, está prevista a finalização da fonte luminosa dentro do pátio da Estação, intervenções pontuais de acessibilidade — como a colocação de piso tátil nas calçadas — reforma da antiga caixa d'água e melhoria do acesso ao largo via Rua Marechal Floriano.
— Para 2026, há o planejamento do restauro da locomotiva que foi doada pelo Dnit ao município e também há previsão da licitação para a cobertura da Praça das Feiras, como um espaço para realização e shows, feiras, eventos em geral — explica o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann.
O investimento previsto é R$ 8 milhões. Do total, R$ 3,5 milhões são do Programa Avançar no Turismo, do governo estadual.
Histórico
A revitalização da área da Estação Férrea, incluindo os prédios hoje ocupados pelas secretarias da Cultura (prédio de passageiros) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (oficinas das locomotivas), começou em 2006.
A revitalização urbanística do espaço avançou com o passar dos anos e, em 2016, a prefeitura de Caxias entregou a Praça das Feiras, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior.
Atualmente, o espaço de lazer abriga eventos do município como as feiras do Agricultor, Ecológica, e de Artesanato.
Do outro lado da avenida, a Praça do Trem foi inaugurada em 2015.


