Professores daquela que é considerada a escola de enologia mais antiga do mundo estão entre os responsáveis pela elaboração do espumante que vai celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
O lançamento oficial ocorre neste domingo(19) durante a programação da Fenachamp.
Os docentes de Conegliano, cidade italiana que mantém um acordo de amizade com Garibaldi sugeriram a utilização das variedades de uva Trebbiano e Malvasia, trazidas à serra pelos primeiros imigrantes em 1875.
A bebida tem envase aproximado de 6,5 mil garrafas foi desenvolvida em parceria entre a Associação dos Vitivinicultores de Garibaldi (Aviga) e teve a produção assinada pela Cooperativa Vinícola Garibaldi.
De acordo com o enólogo Ricardo Morari a variedade de uva escolhidas garantiu o sabor e complexidade ao espumante que, depois de lançado, estará à venda por R$75 nas vinícolas associadas da Aviga.
— A uva Trebbiano trouxe frescor e acidez e a Malvasia é uma uva mais aromática que deu ao blend uma estrutura muito boa — comentou Morari.



