A prefeitura de Nova Prata anunciou nesta quarta-feira (2) que foi concluída a reconstrução da ponte da comunidade Boareto, localizada sobre o Arroio Boareto, no interior do município. A obra foi executada pela empresa Forte Pré-Moldados e Estruturas Metálicas, contratada via licitação. A nova estrutura, feita em concreto armado moldado, possui 10 metros de extensão e seis metros de largura.
Segundo a prefeitura, a obra foi necessária após a antiga ponte de madeira ser destruída pela forte chuva de maio de 2024, que comprometeu completamente o tabuleiro e as cabeceiras de pedra. A estrutura é utilizada por cerca de 50 moradores, sendo a principal ligação para chegar à área urbana da cidade.
Além disso, a prefeitura reforça que a ponte fortalece a rota regional que liga Nova Prata aos municípios de Vila Flores e Protásio Alves, sendo fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária.
Três pontes seguem com reparos
O investimento total na reconstrução da ponte da comunidade Boareto foi de R$ 408 mil, dentro do contrato geral de R$ 2.193.500 liberado em março de 2025 pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. O investimento contempla também as reconstruções de outras três pontes no interior:
- Comunidade Santo Isidoro: ponte de concreto armado com 15 metros de extensão e cinco metros de largura. As fundações já foram concluídas e o próximo passo será a instalação do tabuleiro;
- Comunidade Santa Catarina: ponte de concreto armado com 15 metros de extensão e seis metros de largura. Obras se iniciam na próxima segunda-feira (7);
- Comunidade Fazenda da Pratinha II: ponte de concreto armado com 12,5 metros de extensão e oito metros de largura. Terá início nos próximos dias.
De acordo com a prefeitura, o contrato tem vigência de 12 meses e o prazo de entrega das obras é de 120 dias.


