
O pastor Erton C. Köhler foi eleito como presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia nesta sexta-feira (4). Köhler é nascido em Caxias do Sul e iniciou a atuação nos anos 1990 no Sul e em São Paulo. Ele será o primeiro sul-americano a ocupar o cargo de líder mundial do movimento.
A eleição ocorreu na 62ª Sessão da Associação Geral, realizada em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. Delegados globais da religião confirmaram a escolha do caxiense para o cargo.
— Antes de qualquer outra palavra, quero dizer que sigo adiante renovado na minha confiança no Senhor e na igreja. Estamos seguindo em frente, confiando no Dono desta igreja — declarou Köhler, ao citar o versículo Isaías 41:10, da Bíblia.
De acordo com o portal oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o movimento está presente em mais de 200 países e tem mais de 23 milhões de fiéis.
Sonho de seguir os passos do pai
Conforme nota da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Köhler cresceu com o desejo de seguir os passos do pai, que atuava como pastor adventista.
O caxiense concluiu a graduação de Teologia no Instituto Adventista de Ensino, hoje chamado de Universidade Adventista de São Paulo, em 1989. Ali, também concluiu o mestrado em Teologia Pastoral, em 2008. Atualmente, cursa o Doutorado em Ministério na Universidade Andrews.
A atuação como pastor distrital iniciou nos anos 1990. Entre 1990 e 1994, atuou em São Paulo. Depois, em 1995, foi eleito diretor de Jovens da Associação Rio Grande do Sul e, em 1998, assumiu a mesma função na União Nordeste Brasileira. Em 2002, retornou ao Estado para ser secretário da Associação Rio Grande do Sul. Depois, em 2003, foi eleito o diretor de Jovens da Divisão Sul-Americana (DSA), abrangendo oito países. Após quatro anos como diretor, tornou-se presidente da DSA em 2007.
Antes de tornar-se o líder mundial, em abril de 2021 Köhler foi eleito secretário da Associação Geral, que é um dos três principais cargos executivos da igreja.
Köhler é casado com a enfermeira Adriene Marques. O casal tem dois filhos.