
A tradicional nomeação à embaixatrizes das candidatas à corte da Festa da Uva ocorreu na noite desse sábado (5). As 12 concorrentes aos títulos de Rainha e Princesas da Festa da Uva de 2026 receberam as tiaras e faixas de embaixatrizes durante o evento Noite Italiana das Embaixatrizes.
As tiaras, criadas especialmente para o grupo, foram inspiradas em releituras de edições passadas, especialmente na edição da Festa da Uva de 2002.
— Os adereços unem tradição, beleza e funcionalidade, não apenas adornando, mas também homenageando a essência de nossa história, dando destaque ao símbolo máximo e coração da festa: a uva — explica a supervisora da Diretora Social, Paula Viezzer.
Na ocasião também foram apresentados à comunidade os novos trajes das candidatas. O conceito das vestimentas foi sugerido pela subcomissão de Estilo da Festa, com idealização e execução da estilista Vivian Boff.
— Pensamos em uma peça versátil, confortável e com silhueta marcante para as embaixatrizes. Que elas encantem e levem a Festa da Uva por muitos lugares. Sinto uma imensa alegria em fazer parte dessa história — pontuou Vivian.
Com paleta de cores que remete ao setor vitivinícola, como o terracota, verde e o bordô, os trajes homenageiam a uva e os vinhos da região. Ainda, os trajes mesclam elementos da indumentária das mulheres rurais, tendo o colete como referência.
De forma inédita, os trajes receberam lenços sobre a camisa. As peças contam com estampas exclusivas, elaboradas pelo artista plástico e professor Sergio Lopes. O querubim presente nas peças representa a religiosidade dos antepassados, enquanto o símbolo da Festa da Uva celebra a colheita, o trabalho e a esperança.
Outro destaque são os pingentes banhados a ouro com aplicações em pérolas, formando um delicado cacho de uva. A joia foi desenvolvida em parceria com o empresário Willian Vieira, diretor da Metais Wizeto.
Noite Italiana destaca a música e farta gastronomia
Durante o evento, pratos típicos da Serra foram servidos, como a polenta e galeto, além de vinhos e sucos de 12 vinícolas de Caxias do Sul. A Noite Italiana foi animada com as apresentações de Ivangélica e Neno Bépin, Grupo Felice Persone e o espetáculo La Nostra Festa.
Participaram do evento o presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, a Rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
Próximas ações
Até a escolha oficial da corte, que ocorre em 23 de agosto, no Ginásio do Sesi, as 12 candidatas seguem com a agenda do pré-concurso. A 35ª Festa Nacional da Uva ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, em Caxias do Sul.