
Uma nova opção de turismo que envolve a Serra e Hortênsias, Vale dos Sinos e Vale do Caí está prestes a receber turistas e visitantes. O Circuito de Caminhadas, projeto da Rota Romântica, foi lançado nessa semana, em Ivoti, e já tem o primeiro peregrino confirmado: José Locatelli, de Garibaldi.
Com sugestão de ser realizado em nove dias, o Circuito de Caminhadas contempla oito cidades, sendo elas Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova e Presidente Lucena. Os participantes podem escolher a cidade por onde desejam iniciar a caminhada.
O roteiro conta com 156 quilômetros de estrada, divididos em nove trechos, podendo ser concluído em nove dias. Para isso, os caminhantes deverão percorrer, em média, 17 quilômetros diários. O roteiro mescla passagens pelas áreas urbana e rural das cidades, evitando trechos asfálticos e a BR-116.
Todo o trajeto foi sinalizado com placas que indicam o caminho e os pontos de hospedagem. Ainda, como reforço na sinalização folhas de plátanos foram pintadas em postes de energia.
Em cada uma das hospedarias e nas centrais de informações turísticas, é possível retirar gratuitamente o Guia do Caminhante e o Passaporte. Esses informativos contêm o mapa do Circuito e páginas para colar selos e receber carimbos disponibilizados pelos hotéis e atrações turísticas do caminho, simbolizando o trajeto percorrido. O Circuito de Caminhadas também pode ser conferido no site da atração.
Pronto para a estrada novamente
Presente no evento de inauguração do Circuito de Caminhadas, que ocorreu na terça-feira (17), Zé Locatelli estava com a mochila pronta para iniciar a caminhada em Ivoti. Contudo, optou por protelar a largada devido a intensa chuva que atingiu a região nos últimos dias.
— Estou ansioso para começar esse trajeto. Tinha planejado o começo em Ivoti, mas como choveu muito, acabei voltando para Garibaldi. A princípio nesse sábado, já estarei com o pé na estrada.
Ainda decidindo de qual cidade irá partir, Zé tem como meta terminar o Circuito em, no máximo, cinco dias.