
Com o que chama de "evolução" do Núcleo de Apoio aos Profissionais da Educação (Nape), a prefeitura de Caxias do Sul lança, nesta terça-feira (17), o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (Naps). O grupo, com o mesmo intuito do antigo Nape, é voltado para o apoio psicossocial, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho para os profissionais da educação. A ação será coordenada pela secretaria da Educação (Smed) em parceria com a secretaria da Administração, Tecnologia e Inovação (Smati).
A proposta será apresentada formalmente aos diretores das escolas na quarta-feira (18). Depois, a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas secretarias vai demarcar oficialmente o início da proposta conjunta.
Em maio, o serviço do Nape, lançado durante as eleições de 2024, estava inativo. Naquele mês, a assessoria respondeu que o grupo passava por uma "reestruturação". Agora, a justificativa é que a medida "atende a uma demanda dos servidores e qualifica o serviço já ofertado pela pasta". O Naps Educação vai realizar avaliações psicológicas em servidores da educação, promover projetos psicossociais para promoção da saúde mental, orientar e apoiar as equipes diretivas, além de acompanhar servidores ingressantes, dentre outras ações, que complementarão o trabalho já realizado pela Smed.