
A partir das 11h30min desta quarta-feira (18), o sistema comboio, que orienta o fluxo do km 185 ao 202 na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, será novamente suspenso.
O trânsito havia sido liberado emergencialmente em horários específicos nesta quarta-feira. O último comboio foi permitido às 11h, no sentido Veranópolis-Bento. As alterações ocorrem, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), devido a grande quantidade de chuva que atinge a Serra.
A autarquia recomenda que os motoristas evitem trafegar pela região.
Bloqueios na região
- A ligação entre Bento Gonçalves e Cotiporã foi interrompida na madrugada desta quarta-feira em função da chuva. O bloqueio total ocorre na ponte sobre o Rio das Antas, que da acesso à RS-431;
- O trânsito na RS-431 foi interrompido no km 11 em virtude do bloqueio na ponte que é em trecho municipal;
- Nesta quarta, uma queda de barreira bloqueia uma das faixas da RS-122, no sentido Flores da Cunha - Antônio Prado. É próximo ao km 124.
- A travessia de balsa sobre o Rio Taquari, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi suspensa no fim da tarde desta terça. Segundo a empresa Lacel, que opera o serviço, a medida é temporária e foi tomada de forma preventiva em função do alto volume de chuva.
- A região da Serra conta, também, com bloqueios causados por outros temporais. Na RS-431, em Bento Gonçalves, no km 22, a ponte na localidade de Santa Bárbara foi levada pela chuva de novembro de 2023. Em Nova Prata, no km 22 da RS-441, há um bloqueio total também em virtude de queda de ponte, em virtude da tragédia de maio do ano passado.